FANDOM


Gonzo.jpg

O Grande Gonzo (The Great Gonzo no original em inglês); mais conhecido como apenas Gonzo, embora ele peça para ser chamado de apenas Grande em um episódio; é um dos grandes astros do Muppet Show e um dos mais divertidos personagens criados por Jim Henson.

Gonzo é basicamente um artista excêntrico, sonhador maluco obcecado por galinhas e sem qualquer senso de realidade. A espécie de animal a que pertence era um grande mistério até que o filme Muppets no Espaço trouxe a revelação de que Gonzo é um alienígena que se perdeu de sua família e foi parar na Terra. Sua aparência é quase tão bizarra quanto seu ser: coberto de pelos azuis, com olhos enormes, braços magricelos e um focinho em formato de gancho curvado que, como o agente Edgar Singer menciona no filme, não tem narinas, levando à questão de se Gonzo teria ou não o sentido do olfato. Talvez um dos aspectos mais engraçados seja o fascínio amoroso de Gonzo por galinhas, e em alguns episódios por outros animais de fazenda como vacas e porcos.

O boneco que viria a se tornar o grande Gonzo fez sua primeira aparição num especial natalino do show do Ed Sullivan. Desde os primeiros episódios do Muppet Show, Gonzo era um dos personagens de maior destaque; sempre fazendo números que mesclavam o estranho e o estranhamente cultural; como comer um pneu ao som de uma sinfonia de Nikolai Korsakov; seu primeiro número. Mais tarde, seu personagem começou a abandonar o lado artístico e ficar mais com o lado insano; se atirando na platéia em uma motocicleta ou tentando parar uma bala de canhão com as próprias mãos. Longe de temer o perigo, Gonzo se diverte bastante em suas maluquices, até mesmo quando acaba se machucando. No filme A Grande Farra dos Muppets ele prende o nariz nas portas do elevador e acha legal, sugerindo ao Urso Fozzie que ele deveria tentar o mesmo.

A tendência de amar a vida, sentindo orgulho em tudo o que faz não importando o quanto pareça idiota aos olhos dos outros foi possivelmente o traço que tornou o personagem Gonzo tão querido pelos fãs. Mas isso não significa que ele não tenha protagonizado momentos mais sérios. De fato Gonzo foi se tornando ligeiramente menos ingênuo e menos exageradamente otimista ao longo dos anos, o que o levou até a protagonizar alguns momentos tocantes, como em um episódio em que ele se sente triste por que a convidada especial Madeline Kahn não quer se casar com ele; ou no primeiro filme dos muppets onde ele compõe uma canção ao lado da fogueira. Em 1992 Gonzo experimentou um dos momentos mais altos em sua carreira, quando atuou como narrador no filme Um Conto de Natal dos Muppets, adaptado da obra de Charles Dickens. De fato, Gonzo introduz a si mesmo como Charles Dickens e afirma que seu papel é contar a estória. Nesse filme ele está ligeiramente mais sério e menos excêntrico. A excentricidade do personagem ressurgiu logo nos filmes subsequêntes Os Muppets na Ilha do Tesouro e o já mencionado Muppets no Espaço.

Em Muppets, o Filme ficamos sabendo que antes de se juntar aos outros muppets, Gonzo trabalhava como encanador itinerante viajando em um caminhão personalizado. Ele conhece Caco, o Sapo e Fozzie em um estranho acidente de carro, que terminou com o carro do Gonzo capotando encima do carro deles. Quando Caco oferece a Gonzo a chance de trabalhar no show business, Gonzo revela que seu maior sonho sempre fora se tornar uma estrela de cinema em Mumbai, na Índia, algo que ele quase acaba conseguindo em um episódio do show.

Na versão original, Gonzo é interpretado e dublado por Dave Goelz, que também foi quem construiu o fantoche. Na dublagem brasileira, recebeu a voz de dubladores talentosos como Márcio Simões e, atualmente Isaac Schneider.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória